Sunday, March 11, 2007

VIN

VIN é um centro de dia da Cruz Vermelha para pessoas com problemas psicológicos, a maioria 80% são casos de esquizofrenia. As pessoas que frequentam são chamadas de "guests".
Quando lá cheguei no primeiro dia, fui recebida com um grande sorriso por parte dos funcionários que são a Bjorg, a GudBjorg, o Hans e o Arnar. Mostraram-me as instalações e o seu funcionamento. Mostraram-se bastante interessados em saber coisas sobre Portugal! Enfim são pessoas fantásticas e tratam-me muito bem!
VIN é uma casa muito acolhedora, com sala de estar, escritório, cozinha, sala de arte, sala dos fumadores, lavandaria, sala de dormir, despensa, e sauna. Durante o dia decorrem algumas actividades que são agendadas semanalmente.
As actividades têm essencialmente o intuito de promover a socialização entre os "guests" e os funcionários e voluntário que lá trabalham. O programa semanal integra a ginástica, dança, espaço de leitura, conversa sobre o fim de semana, pintura, desenho, trabalhos manuais, cozinhar, ajudar nas tarefas domésticas, visita a outros centros do memso tipo, visita a museus, exposições, teatro, etc.
Portanto o meu trabalho consiste essencialmente em participar em todas estas actividades e tentar inovar e/ou criar novas.
Neste momento estou trabalhar na construção de um dossier com todos os elementos que frequentam a casa, nele virão fotografias, aspectos biográficos e curiosodades sobre cada pessoa, o objectivo é promover o autoconhecimento e a partilha dessa informação no sentido de nos tornarmos mais próximos. Estou também a recolher material sobre a Páscoa para a decoração da casa.

No comments: